segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A Pemba

INTRODUÇÃO
Com a pemba tudo se pode fazer em Umbanda, bem como, em todos os Rituais Africanistas e, no entanto, é o objeto sagrado mais profanado.
Tenho observado, que qualquer pessoa usa sem saber, e sem o preparo devido, para o que está fazendo.
Mas isso, não é o pior ! Há Entidades Espirituais que a empregam sem o conhecimento de causa, o que se pode verificar com facilidade.
Quando incorporam em um médium, solicitam a pemba e saem riscando por aí a fora . Estas Entidades são iguais aos Umbandistas inexperientes, que tudo quer resolver, sem nada saber .
"Conceda a pemba às Entidades, com parcimônia, observando o que estão fazendo".
Na maioria das vezes, não estão fazendo nada mesmo e são como crianças que imitam os adultos. E, outras vezes, são iguais aquelas pessoas que sabem escrever em línguas estrangeiras que não conhecemos, e se divertem a escrever barbaridades, pois estão conscientes de que não entendemos o que estão fazendo . E, assim, temos vários Terreiros de Umbandas, com falsas Entidades . Por isso, quando entregar a pemba para as Entidades desconhecidas, ou para a que não tenha confiança, use outra pemba e vá desmanchando aquilo que a Entidade, de má fé, está atraindo para o ambiente de seu trabalho . O uso da pemba é abusivo e, na quase totalidade dos Terreiros de Umbanda.
Mais uma vez; venho agradecer, ao saudoso e amigo "Mestre Prof. José Coelho", aos conhecimentos obtidos; extensivo, ao Instituto de Pesquisas e Práticas Espiritualistas - Pelotas - RS. - Casa, que, realmente se faz um verdadeiro Sacerdote de Umbanda . Digo: Apenas foi um militante e, estudante da Doutrina da Umbanda, há que é praticada em Pelotas-RS.
Nota: Lembre-se, que só pode usar a "pemba", quem têm àse (axé) e, conhecimento para usa-lá. Vigie: A "pemba" é uma espada de dois gumes, - tanto pode cortar para " o Bem" como para o "Mal". O Senhor é livre, pois têm o livre arbítrio!!! A força que recebeu no àse (axé) é sua . Faça, conscientemente, o uso que melhor lhe aprouver!!!
"Não semeie ventos para não colher tempestade".
"Que a força de Tupã, esteja contigo, Irmão !!!"
Os donos da pemba
A pemba têm como Orixá Regente o Okê - Senhor dos montes -, e como Orixá Coadjuvante a Oxum - Senhora do rio e do lago.
A Entidade Egum protetora, denomina-se "Mepemba", a própria lenda nos dá esse conhecimento.
Nota:

a) Toda lenda encerra uma verdade esotérica;
b) Habitue-se a ler, não com olhos da carne, e sim, com os do espírito e, descobrirá verdades profundas, que são veladas ao profano;
c) Procure por si, desvendar os Olhos de Ísis.

PREPARO DA PEMBA PARA O TRABALHO

Quando se toma uma pemba nova, o primeiro cuidado é saber prepara-la. A pemba pode ser de uso individual ou coletivo, no seu preparo, leve em consideração a finalidade a ser empregada. Sendo para o uso individual o preparo de "imantação- fluídico-magnético" é feito sobre o "Ponto Individual" do o perante . Quando se trata de pemba para o uso coletivo, a "Imantação" é feita sobre o "símbolo da falange protetora da Sociedade (Terreira)". A sua preparação consiste:

1a) Saúda Okê; Oxum: Mepemba e dono da cor da pemba;
2a) Trace com outra pemba, já preparada, o símbolo individual ou da falange, conforme o caso, saudando-o;
3a) Desfluidifique-a com as mãos e procure retirar os fluidos estanhos, caso exista;
4a) a) Tome-a com as duas mãos, segurando com as pontas dos dedos polegar e indicador, as suas extremidades ;
b) Eleve-a e, com a força da mente, atrair do alto, fluídos puros para a pemba em preparo;
c) Traga-a até ao centro fluídico do símbolo traçado, sem deposita-la sobre o símbolo;
d) Respire fundo, enchendo os pulmões de ar (prana), curve-se e, com os olhos, emita fluídos magnéticos em direção a pemba, que simultaneamente, é girada nas pontas dos dedos, para ser imantada em toda a sua superfície e depois fluidifique as suas pontas e, só aí, suspenda a respiração corrigindo-a com duas aspirações profundas;
e) Sempre com a pemba segura entre os dedos das duas mãos, trace o ponto no ar, sem tocar, imantando a pemba no ponto traçado. Chame mentalmente pelo dono ou donos (falange) dos pontos;
f) Caso a pemba não seja para uso imediato, guarde-a em volta de algodão, em lugar fechado e longe dos olhos de estranhos;
g) Saúda o dono ou donos do ponto (falange) novamente, ao seu Pai de Cabeça e, a pemba está preparada para o fim que se deseja;
h) Quando se tratar de trabalho especial, a pemba é preparada sobre o símbolo adequado e, por vezes, com a cor conveniente. A sua preparação é idêntica às demais, levando-se em conta as saudações correspondentes.

Nota: A pemba preta é preparada sobre os símbolos de "Omulú e Exu". Prepare-a duas vezes. Não a use. Prepare e prefira a cor cinza, ou junto com a pemba branca, nos trabalhos mágicos de destruição (trabalhos de demanda).
COMO UTILIZAR A PEMBA

Quando se vai trabalhar com pemba é necessário saber usa-la e, por isso, necessário se torna ter os seguintes cuidados:

a) Desfluidificação da pemba - retire com carinho e respeito a pemba de sua proteção em algodão e a coloque entre as mãos. Saúda Mepemba, pedido licença : Ago ! Ago ! êi ! Mepemba! Depois a desfluidifique (por ação magnética), rolando-a entre as palmas das mãos. Role-as várias vezes. Com esta operação, procure retirar os fluídos estranhos que por ventura nele houver: "TIRE DA PEMBA PARA AS MÃOS".
b) Fluidificação das mãos: Saúda Okê e Oxum, pedindo proteção e licença para o trabalho que se vai realizar:
Ago! Ago ei ! Okê Ago! Ago ei! Oxum

Continue a rolar a pemba nas palmas das mãos, mas agora é de fluidificação das mãos, por fricção magnética da pemba contra as mãos, com proteção de Okê e Oxum:
"TIRE DA PEMBA PARA AS MÃOS, MAIS IRRADIAÇÕES DE OKÊ E OXUM".

c) Fluidificação da pemba: Saúda a sua irradiação principal ( Pai de Cabeça). Continue rolando a pemba entre as mãos e a fluidifique com seu próprio magnetismo, por fricção das mãos contra a pemba e a irradiação de seu Pai de Cabeça:
"TIRE DAS MÃOS PARA A PEMBA, MAIS IRRADIAÇÃO DE SEU DONO DE CABEÇA".
Saúde Oxalá se a pemba for branca, ou ao Orixá que corresponda a cor da pemba que está preparando. Daí em diante, a pemba está pronta para ser utilizada. Lembre-se que toda a vez que a abandone, durante o trabalho, deve protege-la com algodão e , quando vai utiliza-la novamente, deverá rola-la entre as mãos rapidamente. Não há mais necessidade de saudações. Isto será feito em outro trabalho, em outro dia.

d) Encerramento:
Terminado o trabalho, faça saudação à Okê, Oxum, Mepemba e ao Orixá que corresponda a pemba, em relação a cor e, agradeça suas proteções. Guarde a pemba, com cuidado, em volta de algodão, para resguarda-la de fluidos estranhos a sua natureza.
Nota: As saudações e licenças às Entidades Donas da pemba e ao Dono de Cabeça, preferencialmente, devem ser feitas "MENTALMENTE". Cuidado com os profanos!!! Cuidado com os imitadores!!!
CRUZAMENTO COM A PEMBA

Entende-se por cruzamento, fazer cruzes, no caso, com pemba. A cruz pode ser simples, a de 4 braços iguais, ou a de 8 braços ( cruz de Umbanda) , que é a preferível, não só pelo seu significado, mas ainda, por seu maior contato com o "Ente" que está cruzado ( maior exposição de superfície).
1a) No corpo humano:

a) Tome a pemba, depois de observar as regras "como utilizar a pemba"e, fluidifique por fricção as partes do corpo que deseja cruzar. Esta fluidificação deve ser feita em Cruz de Umbanda com a pemba . Saúde o seu Dono de Cabeça e invoque o Dono de Cabeça do Paciente e, solicitando permissão para o trabalho,comece o cruzamento na seguinte ordem:
1) Articulação do pulso direito;
2) Articulação do tornozelo esquerdo;
3) Articulação do pulso esquerdo;
4) Articulação do tornozelo direito;
5) Articulação do cotovelo direito;
6) Articulação do joelho esquerdo;
7) Articulação do cotovelo esquerdo;
8) Articulação do joelho direito;
9) Articulação do ombro direito;
10) Articulação da parte superior da perna esquerda;
11) Articulação do ombro esquerdo;
12) Articulação da parte superior da perna direita ;
13) Nuca ;
14) Peito ;
15) Testa ( chakra frontal);
16) Cóccix ( chakra básico) ;
17) Pescoço ( chakra laríngeo) ;
18) Estômago ( chakra umbilical) ;
19) Baço ( chakra esplênico) ;
20) Coração (chakra cardíaco) ;
21) NÃO. Parte superior da cabeça ( chakra coronário) .

Nota:
a) Estes são os 21 pontos sagrados de contato, cruzamento com a pemba . O ponto 21 ( chakra coronário) só pode ser usado pelo Bàbálòrìsàs ou Yálòrìsàs, ou seja, por instrutor espiritual capacitado, ou como comumente se chama de Africanismo, o Feitor da pessoa - o Preparador-, embora a maioria das vezes seja ignorante em assuntos esotéricos e espirituais, mas tem a força e prática que o capacitam para tal operação;
b) Neste cruzamento deve ser usada somente "pemba branca";
c) Pode-se usar pemba de cores para os contatos físicos básicos dos chakras, mas é necessário saber a cor da pemba correspondente a cada chakra, o que dificulta o trabalho, e não apresenta grandes vantagens. Lembre-se de que "o branco é o conjunto de todas as cores";
d) Não faça uso das pembas de cores, enquanto não lhe for dada a permissão para usa-las. Mais tarde pelo Instrutor Espiritual, ser-lhe-á dada está permissão.

Nenhum comentário: